sábado, 28 de novembro de 2009

Preparando a casa...

Então, não gosto de pular os posts que me proponho fazer (parece que a série de posts "Conversa entre amigos" não quer sair), mas é por uma boa causa. Afinal, deveria ser todo dia que nasce um Menino-Deus em nossas vidas, mas como isso não acontece, temos a data do Natal para nos preparar para isso! :-)
Mas, receber O Menino-Deus também não é tarefa fácil, e ao mesmo tempo é. Explico: é fácil por precisar apenas de nosso "Sim, Jesus, podes nascer na minha casa. Aqui tem lugar para Você". Mas, não é tão simples assim. Em uma data onde o Menino Jesus fica preso no cartão de papel, deixar Ele nascer em nossos corações e fazer jorrar vida nova não é tarefa de segundos.
É preciso uma preparação. Para isso, durante quatro semanas em geral a Igreja Católica (sim, aos que não sabem, Natal é uma festa cristã. E cristã vem de Cristo! Que nasceu um dia na noite chamada Natal e comemorada em 25 de dezembro. Desde que se resolveu coloca-la no lugar da festa do deus sol, comemorada pelos pagãos) celebra o período do Advento, onde se espera Aquele que há de vir.
Geralmente, prepara-se a casa. As pessoas mandam pintar paredes, fazer reparos na casa, pois a data pede tudo novo. É tempo de receber os amigos e a família na Ceia do Natal, de comer e se exceder um pouco (aos que é possível se permiriem isso) e de trocar presentes. A casa tem que estar arrumada.
Sempre fico pensando nesse período nos que não têm casa. Nos que moram debaixo da ponte, ou não têm ponte para se abrigar. Não têm amigos, família, e por isso mesmo não são visitados e não têm a quem visitar..."Ah, isso é sentimentalismo, Virgínia!", dirá alguém que achará que estou dizendo isso por que estamos no Natal. Mas, estou dizendo isso porque estamos no Natal, mesmo :-)
Lembro que a melhor casa que Jesus quer é a casa do nosso coração. Coração, alma, sempre lembra a morada mais profunda, secreta e importante do ser humano. Naquela "noite feliz" em Belém, Ele também não foi aceito na casa dos que alí viviam. E foi em um pequeno estábulo, com o cheiro forte dos animais, que Ele teve seu primeiro contato com o mundo. Já sabia desde alí que não seria fácil entrar no coração do homem, na morada da alma...
"De porta em porta desejo entrar, se alguém me acolhe com gratidão..." diz a música antiga da Igreja, que se remete a passagem de Ap 3,20. Sei, aparentemente nada diz sobre o Natal, mas me lembra ele. Pois, tal qual aconteceu em Belém, Jesus suplica entrar na casa das pessoas.
Desejo que nesses dias, em que esperamos Aquele que há de vir, Jesus possa ser esperado com Amor e encontre uma manjedoura agradável e aconchegante para Ele entrar. Sei que quem mora embaixo da ponte, ou não tem ponte, não lerá essa minha mensagem. Mas, você que tem casa, internet, e cama e roupa limpa, lerá. E se ler, e sentir em teu coração a vontade de saber o que é ter uma Noite Feliz com Jesus no coração, por favor, visite os que não têm onde ficar, e leve Jesus para o coração deles.
E de repente, os que têm casa vão perceber que na verdade, no lugar dos presentes e dos comes e bebes, precisam é dEle, o Menino-Deus!
Para uma Noite Feliz, desejo que todos preparem os corações para receber Jesus.
Amém. Um beijo e abraço a todos! Prepare seu coração para recebê-lO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...