quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Queimando as palhinhas do presépio

Aqui na capital do Maranhão e em algumas cidades de Portugal, acontece a queimação das palhinhas do presépio no Dia dos Reis Magos, 6 de janeiro. A Igreja comemora este dia logo no primeiro domingo após o Natal, que neste ano caiu logo dois dias após, pois o foi Natal foi na sexta-feira.

A sede da RCC aqui em São Luís, neste ano tão bem ornamentada com belíssimos presépios em lugares de principal circulação de pessoas, fez a tradicionalmente ludovicense queimação das palhinhas. Teve chocolate e tudo mais no final. Consegui até encontrar a música da Queimação das Palhinhas que não encontrei de forma alguma, na íntegra, na net.

Aí, ao chegar em casa e pensar sobre o que falaria no post de hoje, enfim, pensei cá comigo: "Tem coisa mais fantástica do que uma queimação de palhinhas que só acontece em dois lugares do mundo e um deles é onde moro?". Pronto, nesta hora defini o tema.

Bom, se não falei sobre ele no período da montagem, falo agora no desmonte. Nunca tive um presépio aqui em casa. Como minha família é bastante superticiosa, sempre ouvi coisas do tipo: "olha, se fizerem uma vez, terão que montar todos os anos, se não dá azar". Com certeza, quem inventou esta estória não sabe nem de onde veio a idéia do presépio, tal como o conhecemos hoje. O fato é que, queridinhos e queridinhas, não dá azar coisa nenhuma não montar Presépio todo ano consecutivo. Se o fizeres um dia, faça-o com o objetivo de lembrar o Nascimento de Jesus na tua casa, e lembrar os teus e você também, que assim como os animais mais simples (o jumento, a vaca...), irracionais, adoraram Jesus, nós também temos que fazer o mesmo. A palavra presépio significa curral, lugar de colocar vacas, mas desde que um Deus nasceu em um presépio, ele nunca mais ganhou o mesmo significado.

O presépio, este lugar simples, não serve mais para guardar animais, serve como sinal de humildade, simplicidade e pureza, de um Deus que se fez homem no meio de nós, e que quis nascer entre os que quiseram adora-lO. Assim que Jesus nasce, somente no coração-presépio de quem quer acolhe-lO em sua vida.

A queimação não tem origem na liturgia da Igreja, claro. Faz parte de manifestações populares, que incluíram a fé como demonstração de respeito e valorização da data. Aproveitam para queimar pedidos, agradecer por graças alcançadas.

Bom, a queimação das palhinhas tem músicas, louvores e ladainhas em latim. O rito em latim permaneceu porque como é uma tradição da década de 60, antes do Concílio Vaticano II, onde a Igreja adotava todas as suas celebrações em latim, lingua oficial da Igreja de Roma. Por isso, as senhoras que rezavam a ladainha permaneceram com ela assim. No final, tem chocolate e bolinho de tapioca. Eu comi dois hoje.rs. enfim, segue de lembrança pra você muma música-prece. Não havia achado na internet, só meu coordenador mesmo pra consegui-la. Até agora estou com cheiro de fumaça de murta nos cabelos (planta que cobrem os Presépios e que são a ornamentação que serve de palhinha, queimadas no ritual). Que ao ler, pense no Menino Jesus, nos presentes que Ele ganhou no dia da visita dos Reis Magos a Ele e entregue seu coração como presente. Tenho certeza, Ele não poderia desejar ou ganhar coisa melhor.

Bjs. Que o Menino Jesus abençoe a todos nós! Fantástica Vi.

I
Queimamos, queimamos as nossas palhinhas
com flores e rosas, na sua lapinha

refrão
Adeus meu menino
adeus meu amor
até para o ano
se eu vivo for

II
Em belém Maria deu luz a Jesus verdadeiro
que desceu do céu à terra
pra livrar-nos do cativeiro

III
Pastorinhos do deserto
Corram todas venham ver
A pobreza da Lapinha
Onde Jesus veio nascer

IV
Bom Jesus de Nazaré
Deus eterno e verdadeiro
Jesus Cristo Rei da Glória
Salvador do mundo inteiro

V
Menino Jesus

Vai de mão em mão
Porque os padrinhos
é de bom coração

VI
Menino Jesus
José e Maria
Que nos dê a glória
para sempre
Amém.



2 comentários:

  1. Olá, caríssima conterrânea: adorei seu blogue, seu excelente 'post' (tanto que o linquei na minha postagem atual!) e saber que você está aqui pertinho, na Ilha do Amor!

    Além de elucidativo, um pequeno clamor de amor por esta terra tão rica em belas idiossincrasias! Já a seguindo, espero que minha cara possa me visitar também em breve!

    Grande abraço e um feliz 2011, com queimas das velhas palhinhas e somas de nova e ricas fumaças de ventura!

    ResponderExcluir
  2. Olá, fantástico visitante Dilberto, Deus te abençoe! Fiquei feliz com sua visita, sinta-se à vontade para voltar. A casa é nossa! Fiz para ser visitada, mesmo. Aqui não vale a velha frase para as visitas "não repare a bagunça".rs. A ordem é reparar e comentar por aí. Bom, não sei como me achaste, mas fico feliz por ter me encontrado aqui na Ilha do Amor e no meu fantástico mundo. Espero voltar mais vezes. Com as bençãos do Deus-Menino. Ah, Visitei vc :-) Gostei da casa ;-) Bjs. Fantástica Vi.

    ResponderExcluir

Que bom saber que pra você a vida também é fantástica...